quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Dica de Saude: Cuidados com a auto-medicação

“Medicamento é o principal agente tóxico que causa intoxicação em seres humanos no Brasil, ocupando o primeiro lugar nas estatísticas do SINITOX desde 1994; os benzodiazepínicos, antigripais, antidepressivos, antiinflamatórios são as classes de medicamentos que mais causam intoxicações em nosso País (44% foram classificadas como tentativas de suicídio e 40% como acidentes, sendo que as crianças menores de cinco anos – 33% e adultos de 20 a 29 anos – 19% constituíram as faixas etárias mais acometidas pelas intoxicações por medicamentos)”. 
 

In: Bortoletto, Maria Élide e Bochner, Rosany: Impacto dos Medicamentos nas Intoxicações Humanas no Brasil (Cad. Saúde Pública, RJ 15 (4)859869-out/dez. l999. 

Embora todos os medicamentos possuam uma ação benéfica mais ou menos específica, a maioria deles, mesmo administrados nas doses corretas, podem igualmente originar vários efeitos secundários adversos, de maior ou menor envergadura. No entanto, o principal perigo da maioria dos medicamentos é a sua administração incorreta, em doses elevadas, pois podem originar uma verdadeira intoxicação. De fato, a intoxicação por medicamentos constitui, atualmente, um fenómeno bastante frequente, sobretudo nas pessoas idosas e nas crianças mais pequenas.

Pode ser por analgésicos, hipnóticos, sedativos, antibióticos, crianças, jovens, adultos ou idosos, a intoxicação tem sido motivo de grande preocupação entre os profissionais da saúde e o governo federal. Por isso, fique ligado: nunca use um medicamento que você não conhece, sem orientação médica ou mesmo sem ler a bula. Procure um médico ou farmacêutico. Cuide-se!!!

Curiosidade do dia: Qual a diferença de Cobra e Serpente ???

Diariamente ouvimos falar desses animais: "Uma cobra invadiu o quintal de uma residência" ou "Uma serpente causou a morte de uma criança."
 Será que existe mesmo uma diferença entre esses dois termos ?

Vejamos:

As serpentes são répteis poiquilotérmicos ( sem patas), parentes dos lagartos.         
Todas as serpentes são carnívoras, e comem pequenos animais, aves, ovos, lagartos, insetos e até outras cobras. Um exemplo delas é a Salamanta.














As cobras são surdas.
Os filhotes, quando nascem, já têm veneno e podem viver sozinhos. Ovo de cobra, em geral, não é como o de galinha, duro, é macio e mole.
As serpentes não possuem relações sociais, somente na época de acasalamento macho e fêmea se encontram, e os filhotes vivem sozinhos desde o nascimento (não existe cuidado paternal).
As cobras não mastigam, elas possuem uma mandíbula flexível, que pode ser "desencaixada" quando necessário.
Elas também tem articulações no crânio que possibilitam abrir a boca o suficiente para engolir a presa inteira.
Algumas cobras têm veneno para matar as suas presas antes de as comerem.
Outras matam as suas presas esmagando-as. Um exemplo delas é a Jararaca.
 















Vale lembrar que Cobras e Serpentes são perigosas, mesmo algumas espécies que não possuem veneno podem causar acidentes graves. Se encontrar com alguma dessas pelo caminho, não tente pegar ou mesmo se aproximar, chame o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil ou mesmo o IBAMA, órgão responsável pelo meio-ambiente. Fique ligado!

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Diz aí, o que é Biologia ???


Antes de começar, vamos ver o conceito mais conhecido atualmente: Biologia: do grego "Bios" = vida,  "Logos" = estudo, ou seja, é a ciência que estuda a vida. Mas seria só isso mesmo ? Que "vida" seria essa ?

A Biologia estuda a vida dos seres vivos, o meio em que esse ser vive  e como esse ser vive. Mas, o que é vida ? De uma forma geral, ainda não podemos responder de verdade o que é vida. Podemos diferenciar um ser vivo de um ser inanimado e conhecemos as características dos seres vivos e do que eles são feitos.
Existem características comuns a todos os seres vivos e que os distin-
guem dos componentes não vivos do ambiente. Algumas dessas carac-
terísticas são: composição química, organização celular e metabolismo,
capacidade de nutrição e crescimento, movimento e reação aos estímu-
los ambientais, reprodução, hereditariedade e evolução
Uma definição simples pode ser: sistema químico altamente organizado que se mantém às custas de gasto energético e, além disso, pode se multiplicar.

Recentemente, diversos pesquisadores
têm buscado entender como as ações hu-
manas interferem no planeta. A destruição
de ambientes naturais, a poluição da água e
a emissão de gases que aumentam o efeito
estufa são exemplos da interferência huma-
na em diversos ambientes.

Quem são esses seres vivos ?

Nós seres humanos, animais, vegetais.

Quais as áreas que a Biologia abrange ?

Anatomia
Botânica
Ecologia
Genética
Origem da Vida
Embriologia
Zoologia (estudo dos animais)
Bioquímica
Biologia Celular
Classificação dos seres vivos
Ecossistema
Cadeia alimentar

A Biologia vai muito além disso, com ela podemos descobrir curiosodades do nosso organismo, tipo: Porquê temos que comer ? Porquê sentimos dor ? Porquê suamos ?
E não somente sobre nós mesmos, mas do ambiente em que vivemos, nossa casa, o chão que pisamos, o ar que respiramos. E dos animais e vegetais que conhecemos, nossos animais de estimais de estimação, aqueles mais selvagens, ou daqueles que sentimos medo, como cobras, aranhas ou ratos.

Vamos estudar também a importância da qualidade de vida, do convívio com os animais e a natureza, das doenças que podem nos atingir, da falta de higiene pessoal e como isso prejudica o nosso corpo.